Páginas

E se fosse você???


Todo mundo tem preguiça de doar sangue. Tem que ficar lá no posto de coleta, ficar sem comer, dói, é perda de tempo.

Mas e se você precisasse de sangue, e corresse risco de morte??? Ou se fosse seu pai, mãe, seu filho? Você ficaria desesperado, ligaria para todas as pessoas que conhece para conseguir alguns poucos litros...

Porque não programar-se para pelo menos uma vez por ano doar sangue???

Veja algumas dúvidas que você esclarece na Fundação Pró-Sangue:

*** Qual a diferença entre doador de reposição e doador voluntário?
Doador de reposição é aquele que doa para repor uma transfusão que ocorreu em um parente ou em um amigo. Doador voluntário é aquele que doa pelo ato de cidadania e solidariedade, sem vincular sua doação a um determinado paciente. Se esse doador retornar para outras doações, é considerado doador voluntário e de repetição.

*** Tive hepatite B aos 18 anos, posso doar sangue?
Não. A hepatite após os 10 anos de idade impede definitivamente a doação de sangue, pois trata-se de uma doença transmissível pelo sangue.

*** É necessário estar em jejum para doar sangue?
O doador tem que estar alimentado e descansado, evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.



Você também pode doar Plaquetas:

*** Doação de Plaquetas
Junto com os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e o plasma, o sangue possui grande quantidade de plaquetas, células que ajudam a interromper sangramentos.

Parte delas pode ser doada sem causar dano à saúde. O processo que permite separar plaquetas do sangue chama-se Aférese. Através dele, o sangue retirado da veia de um braço passa por um equipamento especial que retém cuidadosamente parte das plaquetas para ser devolvido, em seguida, à veia do mesmo braço.

A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer. E pode ser realizada a cada semana. A reposição é rápida; é feita em apenas 72 horas.

Quem pode doar plaquetas
Os mesmos requisitos de boa saúde para todos os doadores de sangue total também são necessários para a doação de plaquetas.

DOAR NÃO DÓI!!!

0 pessoas comentaram este texto:

Postar um comentário

Olá!
COMENTÁRIOS ENVIADOS AO MEU E-MAIL COMO "ANÔNIMO" NÃO PODEM SER RESPONDIDOS!!!

Se vc quiser uma resposta rápida, pessoal e direta, mande para curapessoal@gmail.com, e não se esqueça de colocar o seu e-mail para que eu possa responder.

POSTAGENS QUE CONTEREM NOMES DE MEDICAMENTOS SERÃO DESCARTADAS (para não conduzirem à automedicação) OU EDITADAS.

Postagens que eu considerar inapropriadas por conter nomes que comprometam terceiros serão descartadas.