constelação familiar (33) frustração (28) Bert Hellinger (21) alegria (21) amor (18) família (18) constelação (14) doença (13) casamento (11) dinheiro (9) felicidade (9) relacionamento (9) confusão (8) depressão (8) problemas (8) separação (8) tristeza (8) consequência (6) depressão masculina (6) filhos (6) morte (6) desgaste (5) desordem (5) dor (5) familiar (5) gravidez (5) sucesso (5) casal (4) crianças (4) sistemica (4) trabalho (4) alzheimer (3) amor fraternal (3) carência (3) crise (3) dificuldade (3) dificuldades na leitura fala e aprendizado (3) equilíbrio (3) excesso (3) fidelidade (3) fome (3) medicina (3) mudança (3) mulher (3) mãe (3) riqueza (3) sintomas (3) solidão (3) traumas (3) abandono (2) adolescente (2) alcoolismo (2) assassinato (2) autoconhecimento (2) cancer (2) constatação (2) cuidado (2) emprego (2) espirros (2) estresse (2) exame (2) gasto (2) mentira (2) mioma (2) monstros (2) médico (2) pais (2) perdão (2) profissão (2) saúde (2) sobrevivência (2) suicídio (2) tosse (2) 10 cartórios (1) Joel Aleixo (1) acidente (1) alcoólatra (1) apetite insaciável (1) barriga (1) bebê (1) beleza (1) bullying (1) cabelo (1) cabeça (1) cansaço (1) certidão (1) chapinha (1) cidadania (1) crime (1) cromossomo (1) cão (1) dengue (1) descobertas (1) descontrole (1) descuido (1) desemprego (1) detran (1) dia-a-dia (1) diarréia (1) dor nas costas (1) dúvida (1) empresa (1) esterelidade masculina (1) estética (1) exercício (1) florais (1) gato (1) gripe suína (1) guerra (1) habilitação (1) homem (1) idoso (1) independência (1) irmãos (1) irmãs (1) juventude (1) klinefelter (1) livro (1) mal estar (1) mamografia (1) mosquito (1) mãe solteira (1) namoro (1) noivado (1) novidade (1) odiar os homens (1) paciente (1) poder judiciário (1) poupatempo (1) progressiva (1) pênis (1) remédio (1) representante (1) segredo (1) seios (1) síndrome (1) tarot (1) teimosia (1) teste (1) tragédia (1) traição (1) vacina (1) verme (1) violência (1) visual (1) água (1) ética (1) útero (1)

Pronto para virar um pimentão e desenvolver um câncer de pele???

O site The Weather Channel mostra diariamente o índice de radiação ultravioleta (UV) nas principais cidades brasileiras. Acompanhe e utilize seu protetor solar, principalmente nesse verão!

Veja as informações que estão no site:


"Índice de radiação ultravioleta

Os raios ultravioleta (UV) que vêm do sol penetram na pele e são absorvidos pela epiderme, pela derme e pelo tecido sub-cutâneo. Tanto quanto sob o sol ou sob as lâmpadas de bronzeamento artificial, a superexposição aos raios ultravioleta tem efeitos nocivos para a nossa pele. A pele contém um pigmento chamado melanócito, que contribue para a reprodução das células da epiderme. A radiação ultravioleta provoca o obscurecimento do melanócito e isto é visível após alguns dias, com o bronzeamento. Além disso, quando se expõe a pele ao sol, os chamados oxiradicais são liberados e danificam o tecido cutâneo diretamente. Com um exposição prolongada ao sol, grandes quantidades de oxiradicais são liberadas e esses exaurem as nossas reservas de antioxidantes. A acumulação dos oxiradicais danifica as fibras da pele, produzindo enrugamentos, ressecamento e, possivelmente, câncer. Certamente, o melanoma é o câncer mais prejudicial à pele e é produzido pela transformação do melanócito.

Com o passar dos anos, nossa capacidade de produzir antioxidante diminui. Isto faz com que as manifestações de caráter maligno da pele aparecam normalmente na idade adulta, em conseqüência da predisposição e da superexposição aos raios solares. Isto significa que o dano produzido por raios solares não deixa de existir, mesmo depois do desaparecimento de seus efeitos mais evidentes (tais como as queimaduras), visto que esses efeitos são acumulados ano após ano, progressivamente. Nós podemos dizer que o câncer de pele é a manifestação extrema dos efeitos dos raios ultravioleta. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 2 milhões de casos de câncer da pele no mundo acontecem a cada ano, dos quais 200.000 correspondem à melanomas de caráter malígno.

O câncer da pele e o envelhecimento prematuro da pele não são os únicos efeitos prejudiciais do sol. A organização Mundial de Saúde calcula que a superexposição aos raios solares é responsável por 20% dos 12 a 15 milhões de casos de catarata do mundo. A exposição prolongada à radiação ultravioleta é associada com os casos de fotoqueratis e de fotoconjutivite e, em algumas pessoas, com a degeneração da retina, como nos casos das máculas oculares. O excesso de sol também debilita o sistema imunológico, possivelmente aumentando o risco de contrair doenças infecciosas.

Sempre que os raios ultravioletas (UV) chegam até a superfície terrestre, há um risco no excesso de exposição ao sol. Embora os raios ultravioletas sejam mais fortes em dias claros e ensolarados, eles podem penetrar através de nuvens e neblina, tornando também os dias nublados potencialmente prejudiciais. Além disso, os raios ultravioletas são refletidos pela água, cimento, areia e neve. Como resultado, eles podem causar danos à pele mesmo durante o inverno, quando o chão está coberto de neve.

O período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde (não esqueça do horário de verão: das 9h às 15h nas cidades em que vigora a lei) é relativamente o mais perigoso no que diz respeito à exposição aos raios ultravioletas. Há diversas maneiras de se proteger:

* Sempre que possível, evite atividades ao ar livre entre 10:00 e 16:00 horas, em que os raios do sol são mais fortes.
* Se possível, vista roupas que o protejam, tais como chapéis de bordas largas, camisas de manga comprida e calças compridas.
* Use óculos escuros que forneçam proteção total contra raios ultravioletas.
* Utilize sempre um bloqueador solar de amplo espectro (proteção contra raios UVA e UVB) com um fator de proteção solar 15 ou superior. Lembre-se de reaplicá-lo conforme as instruções do fabricante.

Embora a exposição ao sol apresente alguns benefícios, a exposição excessiva pode resultar em envelhecimento precoce e mudanças indesejáveis na textura da pele. Tal exposição tem sido associada a diversos tipos de câncer de pele, incluindo um dos tipos de câncer mais letais, o melanoma.

Os mapas do índice de radiação ultravioleta previsto fornecem uma previsão correspondente ao índice máximo diário de raios ultravioletas esperado em um determinado local. Seis categorias de nível de risco (0-2 Mínimo, 3-4 Baixo, 5-6 Moderado, 7-9 Alto, 10 Muito Alto, 10+ Extremo) são usadas para indicar os níveis de radiação ultravioleta que podem danificar a pele, com base em diretrizes compiladas por dermatologistas (veja a legenda de cores do mapa). Ao calcular o índice de radiação ultravioleta, os meteorologistas levam em conta a cobertura de nuvens, visibilidade, concentração de ozônio na atmosfera, elevação solar, condições do tempo e altitude acima do nível do mar. O índice de radiação ultravioleta previsto depende dos parâmetros meteorológicos previstos pelos modelos atmosféricos que são usados como parâmetros de dados para o cálculo do índice de radiação ultravioleta previsto. Este mapa é válido para o dia seguinte à data indicada na parte inferior do mapa.

Além do índice de radiação ultravioleta previsto, os raios ultravioletas por hora irão auxiliá-lo a evitar a superexposição aos raios solares. Os mapas atuais do índice de radiação ultravioleta ajudam você a monitorar o modo em que as mudanças observadas nas condições do céu a cada hora afetam os efeitos prejudiciais da radiação solar ultravioleta à pele. O índice de radiação ultravioleta por hora representa um cálculo teorético que utiliza relatórios meteorológicos atualizados a cada hora (cobertura de nuvens, visibilidade e condições atuais do tempo), bem como a concentração de ozônio na atmosfera, a elevação solar e a altitude acima do nível do mar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
COMENTÁRIOS ENVIADOS AO MEU E-MAIL COMO "ANÔNIMO" NÃO PODEM SER RESPONDIDOS (o sistema não identifica você, então como vou responder?)

Se você quiser uma resposta rápida, pessoal e direta, mande para curapessoal@gmail.com, e não se esqueça de colocar o seu e-mail para que eu possa responder.

POSTAGENS QUE CONTEREM NOMES DE MEDICAMENTOS SERÃO DESCARTADAS (para não conduzirem à automedicação) OU EDITADAS.

Postagens que eu considerar inapropriadas por conter nomes que comprometam terceiros serão descartadas.