constelação familiar (33) frustração (28) Bert Hellinger (21) alegria (21) amor (18) família (18) constelação (14) doença (13) casamento (11) dinheiro (9) felicidade (9) relacionamento (9) confusão (8) depressão (8) problemas (8) separação (8) tristeza (8) consequência (6) depressão masculina (6) filhos (6) morte (6) desgaste (5) desordem (5) dor (5) familiar (5) gravidez (5) sucesso (5) casal (4) crianças (4) sistemica (4) trabalho (4) alzheimer (3) amor fraternal (3) carência (3) crise (3) dificuldade (3) dificuldades na leitura fala e aprendizado (3) equilíbrio (3) excesso (3) fidelidade (3) fome (3) medicina (3) mudança (3) mulher (3) mãe (3) riqueza (3) sintomas (3) solidão (3) traumas (3) abandono (2) adolescente (2) alcoolismo (2) assassinato (2) autoconhecimento (2) cancer (2) constatação (2) cuidado (2) emprego (2) espirros (2) estresse (2) exame (2) gasto (2) mentira (2) mioma (2) monstros (2) médico (2) pais (2) perdão (2) profissão (2) saúde (2) sobrevivência (2) suicídio (2) tosse (2) 10 cartórios (1) Joel Aleixo (1) acidente (1) alcoólatra (1) apetite insaciável (1) barriga (1) bebê (1) beleza (1) bullying (1) cabelo (1) cabeça (1) cansaço (1) certidão (1) chapinha (1) cidadania (1) crime (1) cromossomo (1) cão (1) dengue (1) descobertas (1) descontrole (1) descuido (1) desemprego (1) detran (1) dia-a-dia (1) diarréia (1) dor nas costas (1) dúvida (1) empresa (1) esterelidade masculina (1) estética (1) exercício (1) florais (1) gato (1) gripe suína (1) guerra (1) habilitação (1) homem (1) idoso (1) independência (1) irmãos (1) irmãs (1) juventude (1) klinefelter (1) livro (1) mal estar (1) mamografia (1) mosquito (1) mãe solteira (1) namoro (1) noivado (1) novidade (1) odiar os homens (1) paciente (1) poder judiciário (1) poupatempo (1) progressiva (1) pênis (1) remédio (1) representante (1) segredo (1) seios (1) síndrome (1) tarot (1) teimosia (1) teste (1) tragédia (1) traição (1) vacina (1) verme (1) violência (1) visual (1) água (1) ética (1) útero (1)

Constelações Sistêmicas

O TEXTO FOI COPIADO na íntegra do site Central de Eventos em Maio de 2010. Imagens foram acrescentadas posteriormente pela autora do blog (Cristina Maruju) para ilustrar.

O termo "Constelações Sistêmicas" substitui o termo "Constelações Familiares", mais antigo.


Texto de autoria do Dr. Renato Shaan Bertate, médico e facilitador sistêmico.


"Constelações Familiares Sistêmicas

O trabalho de Constelação Familiar Sistêmica foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger após muitas pesquisas em busca de uma ajuda efetiva para seus pacientes onde os diversos tipos de terapias não surtiam efeito. Em função de anos de estudo e trabalho com seus pacientes, ele se deparou com as Ordens do Amor.

As Ordens do Amor são um conjunto de “leis” que regem a estrutura familiar, como uma força invisível que tem como função manter o equilíbrio do sistema. Hellinger observou que quando estas Ordens eram desrespeitadas dentro de uma família, uma nova forma de comportamento das pessoas era percebida e se repetia nas gerações seguintes, independente de que tivessem consciência. A este fenômeno ele deu o nome de “emaranhamento”, o que denunciava dentro daquela família, padrões alterados deste fluxo de energia, tais como: doenças, brigas, perdas, tragédias, ou seja, uma interrupção do fluxo de energia que manteria a família unida em harmonia.

Ao montar a Constelação de nossa família podemos reconhecer a que tipo de emaranhamentos estamos enredados e a partir daí, buscarmos formas de restituir a ordem natural do sistema familiar, podendo assim, vivermos a nossa vida livres de situações que não nos pertencem.

As questões sistêmicas se manifestam de várias formas, por exemplo:
  • Doenças em vários integrantes da família, às vezes sem causa definida;
  • Tragédias quese repetem através de gerações da mesma família;
  • Depressão, desejo de morrer ou medo constante da morte;
  • Conflitos com pais ou irmãos, como brigas, desprezo, competição, etc.;
  • Mortes precoces de crianças;
  • Suicídio na família;
  • Abortos naturais ou provocados;
  • Homicídios;
  • Pessoas rejeitadas ou excluídas da família, pessoas adotadas;
  • Problemas com herança;
  • Distúrbios de comportamento, agressividade, medos infundados, tristeza inexplicada, etc.;
  • Dificuldade em ter uma vida próspera e de poder usufruir as coisas boas da vida;
  • Falta de força para lidar com as questões da vida, etc..

Entrar em contato com este trabalho foi uma experiência muito forte, que me fez repensar muitos conceitos de saúde e na forma com que cada um de nós usufrui da vida, portanto este trabalho é indicado para terapeutas, médicos, profissionais da área de saúde, recursos humanos e para todo aquele que quer crescer.

Para sabermos mais sobre as Constelações Sistêmicas, dispomos de quatro livros de Bert Hellinger traduzidos para o português e publicados pela Editora Cultrix:




Constelações Empresariais Sistêmicas

O trabalho de Constelação Empresarial Sistêmica foi desenvolvido a partir do trabalho em Constelações Familiares.

Bert Hellinger observou que as empresas e organizações estão, assim como as famílias, sob a ação de determinadas forças que as sustentam. Quando estas forças são desrespeitadas, pode-se gerar, dentro da empresa, situações de conflito e falta de integração entre equipes ou departamentos.

Muitos problemas que as empresas vivem hoje, são conseqüências de questões ou atitudes que foram tomadas no passado. Portanto, o sucesso ou o bom desempenho de uma empresa está diretamente ligado a sua criação e as decisões que esta empresa tem tomado dentro do meio em que ela atua ou mesmo com os seus funcionários.

O trabalho Sistêmico Empresarial tem como objetivo, diagnosticar a saúde e o desempenho de uma organização, podendo assim deixar evidente a origem de problemas e as possíveis soluções. Este instrumento rico e inovador vem auxiliando muitas empresas em todo o mundo a resolver questões de forma rápida e eficaz, incrementando as dinâmicas entre os seus pertencentes, o desempenho como empresa e a sua ação frente aos seus clientes.

A mesma técnica vem obtendo enorme sucesso quando aplicada às escolas, organizações não governamentais, situações de conflitos étnicos e religiosos no mundo todo, portanto, tornou-se uma ferramenta indispensável no diagnóstico de problemas e na elaboração de soluções imediatas e decisivas, nas diversas instituições.

Muitos treinadores e consultores ocupam-se com a falta de motivação, conflitos entre pessoas ou incompatibilidades para trabalhar em conjunto, querendo mudar estas posturas através de treinamentos de motivação e comunicação. Freqüentemente, deparam-se com uma forte resistência a mudanças conscientes e sentimentos difusos de perturbações, onde as origens destes problemas ficam no escuro e a eficácia dos programas de treinamento fica comprometida. Este fato ocorre dentro de todos os tipos de empresas, e as mudanças comportamentais de indivíduos visando solucionar problemas não resolve o conflito diagnosticado pelos consultores, por estarem trabalhando com as conseqüências dos problemas sem atingirem suas origens.

Mudanças consistentes dentro de instituições acontecem no nível sistêmico da empresa e não no nível das relações entre seus componentes. O mundo é cheio de sistemas dos quais fazemos parte, sem termos plena consciência disto, regidos por “leis” próprias de funcionamento, determinantes para seu equilíbrio e sua própria existência.

Através do instrumento das Constelações Empresariais estas leis vem a tona, revelando como o sistema funciona, em menos tempo e com menos recursos financeiros comparados para a análise de problemas normalmente usados em consultoria.

Até o presente momento, o método de Constelações Sistêmicas é a única possibilidade conhecida de olhar para um sistema na sua totalidade, revelando a estrutura geral das relações e os padrões básicos que regem a dinâmica do seu funcionamento.

A colocação organizacional se presta à obtenção de informações relevantes em tempo surpreendentemente curto onde, o tamanho do sistema não tem grande importância, podendo girar por exemplo em torno de um grupo ou dentro de um mesmo departamento, ultrapassando todos os níveis hierárquicos.

Além da clareza diagnóstica sobre situações problemáticas, uma constelação contém a chave para soluções de reconciliação em situações conflituosas, nos relacionamentos e nas mudanças estruturais necessárias sejam: entre sócios, entre empresas em processo de fusão entre diferentes empresas em processo de fusão nos casos de empresas familiares, seus sucessores na criação de novos negócios.

Estes conhecimentos obtidos, formam então bases sólidas para tomada de decisões e mudanças a serem implementadas, bem como, novas metas que orientem para excelência nos negócios da empresas.

Trata-se então da mais nova ferramenta de consultoria que propicia o diagnóstico imediato e os possíveis prognósticos, com alto índice de assertividade, de curto prazo e a baixo custo, se comparada aos outros métodos utilizados hoje em dia, tornando-se indispensável no trabalho de auxilio às organizações."

2 comentários:

  1. realizei uma terapia sistemica fenomenológica integrativa. em cutiba/pr.20/11/2010.
    tema: família, exclusão.
    foco saúde. esclerose múltipla e fibromialgia.
    resultado: fiquei leve em questão de minutos, e mto feliz.
    personagens: minha mãe e eu
    resultado: meu pai e o irmão mais velho do meu pai, o primogênito.
    deletei o q vi, aprendi. não precisei de explicações, apenas de resultados.
    att
    márcia c bannach
    fonoaudióloga (aux. doença)
    41 3362-0960
    42 9981-6464

    ResponderExcluir
  2. ESSE TIPO DE TERAPIA SO PODE SER FEITA PRESENCIAL?

    ResponderExcluir

Olá!
COMENTÁRIOS ENVIADOS AO MEU E-MAIL COMO "ANÔNIMO" NÃO PODEM SER RESPONDIDOS (o sistema não identifica você, então como vou responder?)

Se você quiser uma resposta rápida, pessoal e direta, mande para curapessoal@gmail.com, e não se esqueça de colocar o seu e-mail para que eu possa responder.

POSTAGENS QUE CONTEREM NOMES DE MEDICAMENTOS SERÃO DESCARTADAS (para não conduzirem à automedicação) OU EDITADAS.

Postagens que eu considerar inapropriadas por conter nomes que comprometam terceiros serão descartadas.